Quem somos

Minha foto
Quem é a Necas Gastronomia? Criar, inventar, reinventar, testar, errar, acertar! Assim nasceu a Necas Gastronomia, de experiências pessoais, de encontros com a família, com amigos, de momentos inesquecíveis em que as comidinhas quase sempre foram as protagonistas. São doces, salgadas e gostosas lembranças transformadas agora em muitos quitutes. Sem pretensão nenhuma autoapelidar de boneca, ou simplesmente “neca”, só para lembrar um carinho de pai e avô dos tempos de infância. Cada uma de nós tem um talento especial para fazer da Necas Gastronomia o cantinho preferido de quem busca algo diferente, com sabor e qualidade e, claro, doces, salgadas e gostosas lembranças. Fiz este blog, Falando com as Necas, para estreitar as conversas com todos aqueles que apreciam, admiram e saboreiam nossas iguarias. Queremos compartilhar com vocês um pouco de meu pensamento, do meu dia a dia , da minha cozinha e de minhas experiências, por vezes boas e, por outras, nem tanto, mas sempre com a vontade e o desejo de acertar. Aqui vamos nós amigos! Sejam todos muito bem vindos!

sábado, 9 de abril de 2011

Gastronomia Brasileira

Nosso Brasil é muito rico em sabores. O que acho incrível na gastronomia é poder brincar com todos os sabores; é poder criar e poder viajar nos aromas e cores!
Acho que todos nós temos uma ligação de um prato com uma história, não é mesmo?
Um aroma e uma lembrança!
Uma música e um amor!
Hoje estava fazendo uma pesquisa sobre a Culinária Brasileira, e encontrei uma matéria bacana para postar aqui!

A culinária do Brasil é fruto de uma mistura de ingredientes europeus, e de outros povos, indígenas e africanos. Muitas das técnicas de preparo e ingredientes são de origem indígena, tendo sofrido adaptações por parte dos escravos e dos portugueses. Esses faziam adaptações dos seus pratos típicos substituindo os ingredientes que faltassem por correspondentes locais. A feijoada, prato típico do país, é um exemplo disso. Os escravos trazidos ao Brasil desde fins do século XVI, somaram à culinária nacional elementos como o azeite-de-dendê e o cuscuz. As levas de imigrantes recebidas pelo país entre os séculos XIX e XX, vindos em grande número da Europa, trouxeram algumas novidades ao cardápio nacional e concomitantemente fortaleceu o consumo de diversos ingredientes.
No Brasil, as comidas regionais são muito variadas de Estado para Estado, justamente por sua grande extensão e sua colonização, o que dá uma variedade enorme de ingredientes e sabores.
Esta diversidade está diretamente ligada a origem da população que habita cada estado.
Por exemplo, a culinária da região de Salvador e Recôncavo baiano é amplamente influenciada pelos sabores africanos, mas também pelos portugueses e indígenas.
Os hábitos alimentares variam de região para região de acordo com a história, tanto que é normal desconhecerem-se os quitutes de outras regiões. Assim, no litoral do Nordeste há grande influência africana na culinária, com destaque para o acarajé, vatapá e molho de pimenta; no Norte há uma maior influência indígena, no uso da mandioca e de peixes; no Sudeste há pratos diversos como o feijão tropeiro e angu ligados aos bandeirantes , em Minas Gerais, e a pizza em São Paulo, influência dos imigrantes; e no Sul do país há forte influência da culinária italiana, em pratos como a polenta e também da culinária alemã. O churrasco é típico do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_do_Brasil)

2 comentários:

  1. Miga,
    O blog está lindo!
    Está de arrasar, como tudo que vc faz!
    Deus abençõe suas mãos de fada!
    Boa sorte sempre!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei o visual do Blog!
    Muito fofo ;)
    Sucesso para vocês.
    Beijinhos *_*

    ResponderExcluir